quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Trabalho, Saúde e Qualidade de Vida




Uma reflexão sobre condições de trabalho e saúde e seus reflexos em nossa Qualidade de Vida.
Vocês se lembram quando foi criada a Lei que regia sobre as condições de trabalho e disposições sobre Doenças Profissionais? 
Todos nós sabemos que há condições de trabalho que não seguem um código de conduta (ergonomia) saudável e isto acabou acarretando uma série de Doenças... a maioria delas causando distúrbios físico-emocionais. Uma empresa, quando tinha um funcionário nestas condições, o afastava do trabalho mediante um "suporte" do Ministério da Saúde - que fazia o acompanhamento das condições do indivíduo e determinava se ele estava Apto ou não ao Trabalho... após esta análise, se o funcionário não tivesse condições de retornar a sua condição funcional anterior, teria de ser afastado permanentemente - caso a empresa não tivesse condições de o readaptar em uma outra função existente. Eu passei por esta condição e com 28 anos me recomendaram me aposentar por invalidez... Me recusei a me enquadrar como Inapta ao Trabalho... e fiz um acordo com a empresa, que aliviou minha carga de trabalho e me manteve na mesma função - para isto tive de dizer ao médico do Trabalho que eu não sentia mais dores.
A minha análise é no seguinte sentido: Não seria uma condição não laboral adequada a capacitação física humana uma forma de escravidão"? Não teria então a empresa que gerou as condições de doença do trabalho a obrigação formal de estabelecer mudanças que não mais promovessem estes distúrbios? E sob a tutela do Ministério da Saúde e do Trabalho e Previdência Social estabelecer novas diretrizes para que o trabalho humano fosse feito de forma saudável para todos? O que vimos acontecer depois das leis e Normas do Trabalho é que as condições laborais não seguiram nesta direção. Prova disto é a imensa quantidade de pessoas afastadas do trabalho em sua plena faixa etária de capacidade produtiva.
Então fica a pergunta: nos trataram com respeito e dignidade ou como meros "operários padrão"? Não seria uma metodologia oculta de escravidão laboral? Quais foram as mudanças significativas nas condições de trabalho que as Leis estabeleceram para que houvesse uma condição melhor de vida e não uma legião de pessoas Doentes do Trabalho... Reflitam sobre o Sistema que foi implantado, silenciosamente em nossas relações humanas e em nossa capacidade produtiva.
Quando eu passei por esta situação procurei entender quais eram os mecanismos que davam os "gatilhos de dor" em meu corpo. Foi desta análise pessoal que acabei enveredando para os trabalhos e estudos com as Terapias Holísticas.  Compreendi que havia um padrão de energia opressora por eficiência dentro de um padrão elevado de tortura psicológica, psicossomática... e então descobri muitos, mas muitos implantes em meus sistemas... em meu corpo astral haviam colocado os "pontos gatilho" de dor. Foi então que descobri o que é que faziam conosco. Existe aí uma condição mental silenciosamente imposta: Uma segregação social - um rótulo de: "você não é produtivo para nós. " E também obviamente, se analisar por outro ângulo - aquele que contestava o líder era um rebelde - então precisava ser afastado - feito laranja podre - para não influenciar os demais - e assim manter o regime de "casta". Quem falava - ou poderia revelar condições que mostrassem aos demais que algo estava errado - era marcado, chipado - para não mais oferecer riscos.
Doenças Laborais - De onde será que veio este conceito? Assim a Lesão por Esforço Repetitivo - e a "Fibromialgia" que tive, me deu a lucidez para buscar a Verdade.
O problema não era a Lesão por Esforço e sim a condição de aprisionamento consciencial que estiveram nos impondo para sermos mais "competitivos" e "funcionários padrão". Desde meu primeiro emprego, aos 13 anos busquei alternativas de adequação - por exemplo - eu trabalhava no balcão de uma papelaria... e era muito baixinha com relação aos demais... pedi que fizessem um platô onde eu pudesse subir e atender melhor aos clientes de forma não constrangedora para a minha condição física.
É certo que muita coisa mudou, as leis para abertura de vagas para deficientes físicos em todos os campos são evidentes... Mas não estariam eles criando paliativos ao invés de nos libertar? Não seria mais correto que a todos fossem dadas as mesmas oportunidades e em condições saudáveis em todos os níveis?
Isto não é culpa das Empresas - e sim do Sistema que rege estas situações... são desumanos.
Eu quebrei a cadeia em muitos lugares - então não tinha mais lugar no formigueiro para mim... Descobri que eu não era formiga, e sim uma Águia.
Fica a reflexão...
Elena Públio Terapeuta Holística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário